Os 9 papéis do Coaching

Recentemente fomos privilegiados o suficiente para assistir o curso “Coaching além da equipe” de Esther Derby e Don Grey. Normalmente temos de viajar para longe para assistir a cursos como este, mas graças a Agile42, Esther e Don vieram até nós na África do Sul – yay!

A um tempo atrás, publicamos sobre como tirar o máximo proveito de conferências e treinamentos. Depois de 2 dias de treinamento eu estava quebrada, e minha cabeça estava pronta para explodir. Eu tinha tantas ideias e coisas para pensar. Já faz uma semana e estou pronto para compartilhar alguns de meus momentos de “AH-HÁ” com vocês.

Eu sempre soube que há momentos em que você é um Coach, em seguida, um treinador, em seguida, um mentor. E eu tentei, com o tempo, tornar-me mais consciente de quando estou usando cada chapéu e decidir conscientemente o que eu deveria estar vestindo.

Esther e Don me apresentaram aos 9 papéis de Coaching. Originalmente isso é do “Escolhendo um papel para consultoria” por Douglas Champion, Davie Kiel e Jean McLendon.

os-9-papeis-do-coaching

Durante o curso, alguém refletiu que a escala horizontal também inclui um elemento de tempo. À esquerda, você pode gastar menos tempo com o cliente e à direita, você está gastando muito mais tempo com o cliente.

Qual destes 9 blocos é o seu padrão? Eu senti que o meu era professor, mas quando perguntei a Karen, ela respondeu imediatamente o Observador Reflexivo. Interessante. Especialmente quando olho para o eixo. Então eu realmente não aceito nenhuma responsabilidade pela melhoria e resultados? Mmm. Acho que é verdade.

O padrão de Karen é Especialista prático. Qualquer um que a conhece bem deve concordar com isso. Talvez seja por isso que nos equilibramos tão bem.

Pensamento: Talvez, no momento, quando é necessário deixar de lado alguma atitude, o coach que naturalmente se encaixa deve assumir a liderança…. Esta é outra razão pela qual emparelhamento como coach’s é uma boa ideia.

Esther e Don também nos pediram para pensar em um cliente em particular com quem estávamos tendo dificuldades.

 

Então pense sobre:

  • Qual papel você se vê atualmente?
  • Qual o papel que o cliente vê em você atualmente?
  • Qual o papel que o cliente espera que você preencha?

 

Se você receber respostas diferentes… Pode haver algo em que você deve trabalhar.

 

Este é um relato de Sam Laing e Karen Greaves, a respeito de um curso onde viram  o conceito das 9 competências do Coaching. Esse post foi publicado originalmente por Sam Laing e Karen Greaves em Growing Agile. Acesse aqui.

Quer ler um pouco mais sobre os papéis do Coaching? Acesse os links abaixo:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s