Certificações Ágeis: Scrum

Se você está buscando uma certificação, há quatro opções para certificações Ágeis/Scrum  que conhecemos, cada uma listada abaixo:

 

Scrum Alliance

A Scrum Alliance foi a primeira a adotar uma certificação Scrum, fundada em 2002. Eles oferecem uma lista de certificações, dentre estas a mais popular tem sido a de Certified Scrum Master (CSM). Atualmente, existem cerca de 410,560 CSM no mundo. O CSM é uma certificação de nível base. Para obter a certificação CSM você precisa fazer um treinamento de 2 dias, lecionado por um Certified Scrum Trainer (CST), e então realizar um teste online,  e passar. Para encontrar uma turma próxima de você dê uma olhada no site da Scrum Alliance. Os custos do curso variam por região e de quem está promovendo o treinamento. Se você está considerando isso, o melhor caminho a seguir é ter alguns meses de experiência antes de participar. Desta forma, você saberá quais perguntas fazer e em que partes você está com dificuldade.

Scrum Alliance também oferece uma certificação para Product Owners chamada Certified Scrum Product Owner (CSPO). Assim como para a CSM, você precisa realizar um curso de 2 dias guiado por um CST. Atualmente, não existe teste online para o CSPO.

Scrum Alliance oferece um caminho para continuação com o Certified Scrum Professional (CSP), Certified Enterprise Coach (CEC), Certified Agile Leader (CAL) Certified Scrum Trainer (CST) , credenciais para aqueles com mais experiências. Você pode descobrir mais sobre estes programas no site da Scrum Alliance.

path-certifications-scrum

 

Scrum.org

Ken Schwaber saiu da Scrum Alliance e formou a Scrum.org em 2009. Eles agora são concorrentes na oferta de certificações Scrum. Você pode ter a certificação da Scrum.org online e sem realizar curso prévio. A certificação da Scrum.org é chamada de Professional (profissional) em vez de Certified (certificado). Portanto, PSM em vez de CSM. Existem vários níveis para cada uma das certificações da Scrum.org, como PSM I, PSM II, PSM III. Atualmente, existem cerca de 75 mil PSM I’s, 609 PSM II e 363 PSM III no mundo. O PSM I é considerado o equivalente do CSM.

Você pode realizar a prova para PSM I, II e III sem fazer nenhum curso, mas há um custo para adquirir o exame. Scrum.org também oferece uma certificação Professional Scrum Product Owner (PSPO).

scrum-org-assessment-pyramid.png

 

Scrum-Institute

Percebendo que certificações Scrum vendiam, alguém teve uma idéia brilhante. E se oferecêssemos a Certificação on-line a um custo baixo de apenas US $ 29? Pra melhorar, vamos ter certeza que nunca expira! E assim surgiu o Scrum-Institute. Se você quiser algumas letras para colocar em seu currículo e não tem qualquer orçamento, então você pode obter um Scrum Master Acreditted Certification, Scrum Product Owner Acreditted Certification ou Scrum Team Member Accredited Certification. Basta preencher seu formulário on-line, obter um código de acesso e realizar o teste on-line. Há pessoas que usam isso para contornar os pré-requisitos de recrutamento. Se você está pagando por si próprio e só precisa de um certificado como um requisito de trabalho, sugerimos iniciar a partir daqui.
Atualmente, existem mais de 438.000 pessoas certificadas com Scrum Master Acreditted Certification – mais do que a Scrum Alliance!

scrum_certification_process_international_scrum_institute

Project Management Institute (PMI-ACP)

Listada por último porque não é uma certificação Scrum específica, temos a oferta do PMI: O Agile Certified Practitioner (PMI-ACP). Atualmente, existem 13.712 titulares da certificação PMP-ACP. Esta é uma oferta ágil semelhante ao PMP para gerenciamento de projetos tradicional. Ela exige a comprovação da experiência de gerenciamento de projetos tradicionais, ágeis e a conclusão de uma avaliação em um centro de testes registrado. Embora não haja nenhum curso específico exigido, são necessárias 21 horas de treinamento. Tal como acontece com o PMP, existem cursos de preparação disponíveis para fornecer tanto as horas de formação, quanto o material que você precisa saber.

Resumo:

custo-certificacoes

*Preços atualizados em Janeiro/2017. Podem variar de região para região.

Esse post foi publicado originalmente por Sam Laing e Karen Greaves em Growing Agile. Acesse aqui.

Quer ler um pouco mais sobre Certificações Scrum? Veja os links abaixo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s