No último dia de TDCPOA 2016 tivemos a trilha Agile. Neste post, quero compartilhar um pouco do que rolou e do que aprendi durante o dia nesta trilha!
Romantismo, polarização ou convergência metodológica
Em uma palestra bem divertida, Jorge Audy mostrou que Agile não é nenhuma novidade. Já nas décadas de 60, 70 e 80 tínhamos iniciativas como o pensamento Lean, que serviram de base para o manifesto ágil. Vale lembrar que manifesto ágil está completando 15 anos em 2016.
Jorge falou também da importância de contribuirmos para a equipe como um todo, tendo as ferramentas adequadas para determinados momentos e contextos. As ferramentas, são as técnicas e abordagens que utilizamos para auxiliar o time a chegar a um determinado objetivo. O Tcha(técnicas, conhecimento, habilidade e atitude).
Falou-se da evolução do ágil, e de seu momento atual.
Além destes, assuntos como perfil do profissional (independente do cargo) quando se trabalha com um todo, e o que se espera deste quando se trabalha com ágil.
Agile Marketing: os resultados alcançados com princípios ágeis em equipes de mkt
Bruna Goss e Juliana Spitaliere trabalham com marketing e geração de conteúdo. Nesta palestra, nos contaram um pouco sobre a adoção de práticas ágeis em seu contexto de trabalho, e como isso ajudou a agregar valor às suas entregas.
Esta abordagem aproximou as equipes de marketing e de desenvolvimento , mantendo alinhados os objetivos de negócio e dando a visibilidade para o desenvolvedor de como aquele produto que está desenvolvido será divulgado e entregue para o mercado.
Esqueceu tudo? Só lembre dos 7 desperdícios do Lean Thinking.
E se não existissem metodologias ágeis? Poderíamos pensar nos 7 princípios do Lean como base para nos guiar no desenvolvimento de soluções e produtos. Daniel Wildt falou sobre como podemos utilizar este mindset. Os 7 desperdícios são: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.
Tabela periódica das retrospectivas ágeis – dinâmicas para retrospectiva (AGILE)
Pensando em uma forma de organizar as inúmeras dinâmicas que temos para diferentes momentos das retrospectivas, Cristiano Basso e Guilherme Motta mostraram uma abordagem nova e interessante: uma tabela periódica, com todos os “elementos” das retrospectivas.
A retrospectiva é dividida em 5 momentos, e para cada um destes momentos aplica-se um elemento da tabela periódica.
A visualização dos elementos de uma retrospectiva através de uma tabela facilita o planejamento das mesmas, além de servir como fonte de conhecimento.
Pra quem quiser conferir a tabela com as dinâmicas, pode visitar o link abaixo:
https://retroagil.wordpress.com/
CHA com Scrum Master – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes
Jogar e aprender ao mesmo tempo? Nesta palestra , Adriano Orlando Campestrini mostrou que é possível.
Utilizando a ferramenta kahoot.it, Adriano convidou todos a participarem de um quiz com perguntas relacionadas ao Scrum e sobre alguns conhecimentos que um Scrum Master deve ter. Entre uma pergunta e outra, foi esclarecendo algumas dúvidas e explicando as respostas corretas.
Algumas keywords / referências 🙂
- Manifesto ágil
- KPIs, OKRs e etc.
- Agile no marketing
- Lean
- Lean Thinking
- Tabela periódica de retrospectivas
- How to change the world
- EVDnC
- Dual-track Agile
- Ágil fora da TI
P.S.: Este post segue em construção. Contribuam e compartilhem! 😉
– Samuel Lucas
Facebook – Agilizei
Twitter – @blogagilizei