Contas bancárias relacionais: como estão as suas?

De tempos em tempos, gosto de refletir a respeito de como está meu relacionamento com as pessoas o qual convivo. Stephen R. Covey traz esse paradigma em seu livro Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, e tem sido útil nestes momentos de reflexão.

Você conhece as contas bancárias relacionais?

Primeiramente, vamos pensar em uma conta bancária.Um local onde é guardado algum valor. Podemos fazer depósitos e retiradas. Quando ficamos com a conta no vermelho ou temos um bom saldo, normalmente temos alguma consequência. Assim como quando temos um bom saldo na conta.

E se aplicarmos esta forma de pensar para nossos relacionamentos?

As contas bancárias relacionais são como contas bancárias convencionais. Porém, o “valor” que temos nestas contas é o estado atual do relacionamento que temos com as pessoas que convivemos.
Quando começamos um novo relacionamento, esta conta está zerada. A partir daí, podemos fazer depósitos ou  retiradas destas contas.

As movimentações estão fortemente ligadas às nossas atitudes.

Quando reconhecemos o esforço de um trabalho, somos bons ouvintes, confiáveis, honestos e nos dispomos a ajudar, estamos fazendo depósitos nestas contas.

Da mesma forma que ao sermos rudes, impacientes, agressivos, quebrarmos promessas e compromissos, estamos fazendo retiradas destas contas.

Para cada retirada que você faz em sua conta com uma pessoa são necessários quatro depósitos para voltar a ficar igual. Podemos usar como exemplo a confiança: podemos levar anos para construí-la e perdê-la com uma simples atitude.

Esse conceito também se aplica no contexto de trabalho em equipe. É importante que tenhamos atitudes e ações para que as contas bancárias relacionais de todos estejam em dia, criando e estimulando bons relacionamentos.

Então, como estão as suas contas bancárias relacionais?

– Samuel Lucas

Facebook
Twitter

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s